A cárie é uma lesão dentária. As lesões dentárias são muito influenciadas pelos hábitos alimentares, higiene oral e pela presença de flúor na água e no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Qual a Causa da doença Cárie na Infância?

• Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cárie. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.
  • Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.

Coloque Sua Criança na Cama Sem uma Mamadeira…

Sua criança pode adormecer sem uma mamadeira! Siga cinco dicas para tentar:

• Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de “segurança” para a cama.
  • Cante ou toque uma música tranqüila baixinho.
  • Segure ou balance sua criança.
  • Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.
  • Leia ou conte uma história para a sua criança.

Quais são os efeitos da Cárie na infância?

• Perda de dentes;
  • Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes);
  • Dentes permanentes tortos;
  • Dor muito forte;
  • Baixa auto-estima;
  • Cárie.

Seis Modos Que Você pode Evitar Cárie na infância!

• Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.
  • Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo na fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.
  • Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.
  • Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.
  • Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.
  • Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.